segunda-feira, 11 de junho de 2012

NOITE ABAIXO DE ZERO

A noite de sexta-feira foi uma das mais geladas do ano em Santa Catarina, registrando temperaturas abaixo de zero grau em diversas cidades. Em Blumenau a Epagri registrou 1,6º mas a sensação térmica era de -1º. Agora imagine o que nossa equipe de produção sofreu ao gravar a cena mais importante do filme "O Anjo" num sítio às margens de um lago durante essa noite gelada. Brrrrr.....
Às 20h a temperatura beirava os 5 graus, mas ninguém se intimidou com o frio.
Cada um se agasalhou como pode, mas a brisa gelada fazia o frio penetrar nos ossos por qualquer parte que estivesse mais exposta. O frio só não esfriou os nossos corações.
Fabrício (ator), Sandra (figurinista), Rose (Make Up) e
Juçara (Diretora de Elenco) se preparando para o início das gravações.
Antes de gravar algumas tomadas era preciso ajustar a luz, para transmitir o clima que desejávamos. Na quarta-feira, dois dias antes das gravações, alguns integrantes da equipe foram até o sítio que serviria de cenário para marcar os pontos de luz.
A produtora Ivone e a figurante Mayara ficaram na posição
dos atores para  ajudarem na marcação dos pontos de luz.
Na escuridão total do sítio, conseguimos alguns efeitos de luz bem interessantes.
Ivone (Produtora) e Fernanda (Making Of) servindo de dublês para o ajuste de luz.
Nossos atores tiveram alguns anjos da guarda a mais para protegê-los. Após cada "corta" e antes do próximo "gravando" do diretor, a Sandra e a Rose tratavam de aquecer o Tullio e a Cris com cobertores e com o seu calor humano. Vocês já viram equipe mais unida do que essa? Eu não!
Tullio e Cris sob os cuidados da Sandra e da Rose. União e senso de equipe.
Mas, na hora de gravar, começava a tortura novamente. Tullio estava apenas com uma camisa fina e Cris apenas com um vestido e um casaquinho. Mas você pensa que alguém reclamou? A disposição para o trabalho edificante supera qualquer obstáculo.
Tullio e Cris precisaram encarar a baixa temperatura.
Quer saber se frio é psicológico? Troca de lugar com eles.
Era uma hora da madrugada de sábado e todos estavam exaustos. Como se não bastasse, o frio estava insuportável. Continuar a gravação seria arriscar a saúde e o bem estar de nossos atores e da nossa equipe de produção. O diretor tomou a atitude mais sensata que a situação exigia: suspendeu o trabalho do dia. Mesmo faltando apenas algumas cenas, era muito arriscado prosseguir.
O frio e o cansaço venceram a batalha, mas não a guerra.
Com o cronograma de gravações apertado, não há mais dias disponíveis para gravar as tomadas que faltam. O Diretor Marcelo Niess agora tem uma tarefa árdua pela frente. Foi marcada uma reunião de emergência com a nossa produtora Ivone para achar uma solução. Contamos com a ajuda da espiritualidade para nos orientar nessa tarefa. Devemos lembrar que todos os integrantes da equipe de produção são voluntários e tem os seus compromissos sociais e profissionais fora do espiritismo. Não podemos exigir de nossa equipe mais do que ela pode dar. 
Marcelo Niess (Diretor e Roteirista)
As fotos de nosso blog foram feitas pela Fernanda, nossa fotógrafa do Making Of e aluna do Curso de produção Audiovisual Espírita. Ela tem apenas 15 anos, mas seu talento é de gente grande. E sua responsabilidade também. Parabéns, Fernanda. As fotos estão ótimas.
Fernanda Kafka (Making Of), registrada pela câmera do diretor Marcelo Niess
O filme "O Anjo" está sendo produzido sem nenhuma verba. Todos são voluntários e estão se dedicando ao máximo. Nossa motivação é a certeza de que nossa mensagem vai confortar pessoas que sofrem com a perda de um ente querido por não entenderem as verdades que libertam. Essa equipe de produção maravilhosa foi escolhida a dedo e reunida pela espiritualidade no momento certo para a realização dessa obra cinematográfica espírita. Agradecemos a Deus por sermos instrumentos da sua vontade. 


Marcelo Niess
Diretor e Roteirista
marceloniess@hotmail.com
(47) 3209-4620











Nenhum comentário:

Postar um comentário