domingo, 9 de setembro de 2012

PRÉ-ESTREIA LOTADA!!! MANHÃ ILUMINADA!

No dia 2 de Setembro, a cidade de Blumenau ganhou um presente angelical: a Pré-estreia do filme "O Anjo". O evento aconteceu no Cine Arcoplex do Shopping Park Europeu, e lotou o cinema em plena manhã de domingo.

Logo cedo formou-se uma grande fila em frente à sala 1 do Cine Arcoplex.  Nossos convidados especiais começaram a chegar cerca de uma hora antes, para garantir seu lugar. Ninguém queria ficar de fora desse momento especial. Todos assinaram um Livro de Presença para deixar registrado esse momento histórico para o espiritismo catarinense e para a nossa cidade.

Mesmo aqueles que não tinham convite puderam assistir ao filme, assumindo o lugar de quem dormiu no ponto e perdeu a hora. Pouco antes do início da sessão ainda tinha gente tentando achar um bom lugar. 

 Tivemos a felicidade de receber em Blumenau e em nossa casa (Marcelo e Sandra) a apresentadora Ediane Sousa, da Rádio Espírita Capixaba, que veio fazer uma matéria exclusiva sobre a Pré-estreia. Ela entrevistou o elenco, a equipe técnica, alguns expectadores e as mães do grupo Enxugando Lágrimas, que veio prestigiar nosso evento. A matéria ficou sensacional!!!


Acho que nosso ator mirim Léo Vinicius nunca ganhou tantos beijos e abraços na vida. Como um dos protagonistas do filme, encantou a multidão que, no final da sessão reconheceu todo o talento dessa figurinha.

Grande parte dos elogios que recebemos se devem à Fabrício Cantoni. Ele foi magistral na produção musical do filme, compondo trilhas, criando efeitos sonoros e produzindo as músicas compostas pelo Meireles, especialmente para o nosso filme. Além disso, equalizou e corrigiu as imperfeições da captação de áudio de todos os diálogos. Esse é FERA!!!

Cristiane Rogério, nossa atriz principal, arrancou lágrimas de quase todos os presentes devido à sua atuação brilhante! Não faltaram elogios à sua interpretação, mas que ela acatou com muita tranquilidade e humildade. Na opinião da platéia (e também do diretor) ela não interpretou o papel de Anita... ela INCORPOROU a personagem e viveu intensamente essa história. Todo esse sentimento foi transmitido ao público através da empatia, que se emocionou do começo ao fim do filme.

"O Anjo" revelou muitos talentos. Um deles foi o desse garoto de apenas 16 anos, Guilherme Nau, que foi responsável pelos vários efeitos especiais do filme, além da belíssima abertura. Guardem esse nome, por que em breve o verão novamente, dirigindo grandes produções cinematográficas. Ao lado dele a incansável Dodô, nossa contra-regra mais do que eficiente, e a atriz Cristiane Rogério.


Não é possível nomear todas as pessoas especiais que compareceram à pré-estreia em Blumenau, pois a presença de TODOS era muito importante para nós. Mas não podíamos deixar de registrar a presença de nosso querido Presidente da Federação Espírita Catarinense, Olenyr Teixeira (centro, de paletó cinza), que nos deixou palavras emocionadas de apoio e incentivo. Meireles, no papel do taxista Antônio, foi outro que arrancou lágrimas da platéia. Esse nosso talentoso amigo transpira emoção. Marcos Tullio está divino no papel do anjo. Posso garantir que todo esse elenco era simplesmente celestial.


Agora que o filme está pronto, precisamos aguardar o que a espiritualidade nos reserva. Fizemos o que era possível sem dinheiro algum e com equipamentos precários. Não tínhamos verba  para a produção, mas tínhamos algo muito mais importante, que não se pode comprar: pessoas realmente dedicadas e comprometidas com a divulgação do espiritismo através da arte. Mas não ficamos parados, esperando as coisas caírem do céu, não. Estamos a procura de patrocinadores, que queriam nos ajudar a colocar esse filme em vários cinemas do país, e que nos ajudem a produzir o DVD e o Blu-Ray, fazendo com que essa mensagem chegue aos quatro cantos do país e, quem sabe, até do exterior, confortando o coração de quem precisa.

Abraços fraternos,

Marcelo Niess
marceloniess@hotmail.com
(47) 3209-4620
(47) 9195-7380 (vivo)



sábado, 4 de agosto de 2012

PÓS-PRODUÇÃO DO "O ANJO" EM RITMO ACELERADO

Imediatamente após a gravação da última cena do filme "O Anjo", iniciamos o processo de montagem do filme, conhecido como pós-produção. Essa última fase é realizada em quatro etapas: a edição, a sonoplastia, os efeitos especiais e a finalização. 


ILHA DE EDIÇÃO
Ilha de Edição do Setor de Cinema
Fabrício Cantoni e Meireles
Para esse trabalho minucioso contamos com uma Ilha de Edição de última geração, adquirida pelo nosso Setor de Cinema com fundos provenientes dos cursos de produção audiovisual espírita promovidos pelo Setor.


EDIÇÃO DE VÍDEO
Marcelo Niess editando as cenas do filme
A edição de um filme consiste em colocar os takes (tomadas) de uma cena numa ordem em que a história possa ser contada através das imagens e dos diálogos. Essa tarefa ficou a cargo do Diretor Marcelo Niess. Trabalhando com apenas uma câmera, regravamos cada take de vários ângulos e enquadramentos diferentes para causar a impressão de que haviam várias câmeras registrando a ação. Essa técnica enriquece a produção, pois nenhum detalhe importante é perdido.


SONOPLASTIA
Fabrício Cantoni fazendo a sonoplastia
Na sonoplastia, o filme editado recebe as trilhas sonoras (músicas) e os efeitos sonoros (sons). Mas, para nossa "alegria", nosso Produtor Musical Fabrício Cantoni só tinha o mês de Julho para fazer a sonoplastia do filme, período em que ele estava de férias da faculdade em São Paulo. Mas como ele poderia trabalhar no áudio sem termos uma única cena do filme editada? Nessa hora, organização, determinação e comprometimento são fundamentais. A tarefa do Cantoni foi dividida em duas partes: a composição e arranjo das trilhas sonoras e a sonoplastia das cenas. Enquanto ele trabalhava em uma trilha, Marcelo Niess editava algumas cenas. Depois Fabrício fazia a sonoplastia das cenas prontas, enquanto outras eram editadas. Esse processo foi extremamente cansativo, pois exigiu muitas horas de edição diárias, obrigando nosso diretor a amanhecer o dia em frente à Ilha de Edição, para não atrasar o trabalho de Fabrício, o que comprometeria todo o filme.


TRILHAS SONORAS
Meireles e Fabrício trabalhando nas trilhas sonoras do filme
No "O Anjo" todas as trilhas sonoras são originais, compostas e produzidas especialmente para o filme. O trabalho do nosso Diretor Musical Meireles, foi fundamental nessa etapa, coordenando as gravações com os músicos e orientando o Fabrício Cantoni sobre o estilo musical que deveria ser empregado. Meireles é um grande exemplo de dedicação à arte espírita, pois, além de atuar no nosso filme, atua no espetáculo teatral "A Renúncia", de Juçara Quintana e participa do grupo musical UNA, compondo e interpretando suas próprias canções. Meireles criou para "O Anjo" o tema principal, o tema da Anita e o tema do Jonas, protagonistas do filme. Com os arranjos de Fabrício Cantoni, as trilhas ficaram excelentes.

MÚLTIPLOS TALENTOS
Fabrício Cantoni e Fabrício Marcel gravando "Não Tive Tempo"
Fabrício Marcel e Cristiane Rogério, além de ótimos atores, são músicos e atores de teatro, também. Eles emprestaram suas belas vozes para as versões da trilha sonora de Jonas e da Anita, protagonistas do filme. O Anjo é um show de talentos.

CORAL
Lucas, Otto e Yuri, gravando as vozes para o coral
Para interpretar a música "O Anjo", Meireles convidou nosso ator mirim Léo Vinicius, e o coral foi gravado com os garotos Lucas, Otto e Yuri. A voz feminina ficou a cargo de Ana Boaventura. Ficou show! Quem tiver o privilégio de assistir ao filme irá se encantar.

EFEITOS MAIS DO QUE ESPECIAIS
Guilherme Nau (16), nosso Editor de Efeitos Especiais
Aplicar efeitos especiais é transformar uma imagem (foto ou vídeo) em algo diferente do original. Essa obra espírita realizou verdadeiras transformações pessoais em nossa equipe, e revelou grandes talentos. Um exemplo disso é Guilherme Nau, nosso Editor de Efeitos Especiais de apenas 16 anos. Guilherme foi descoberto por nosso diretor em um dos cursos de produção audiovisual promovidos por ele. Será que esse menino tem talento, mesmo? Bem... Marcelo Niess colocou a responsabilidade da produção de todos os efeitos especiais do filme nas mãos desse menino-prodígio. Vamos ver do que ele é capaz.

DESPEDIDA
Fabrício Cantoni e Emerson Borgo
Terminada a sonoplastia, é hora de Fabrício Cantoni se despedir e voltar para São Paulo. Todos estávamos muito felizes nessa hora. Não por estarmos nos livrando dele, não, mas por que esse grande amigo vai deixar saudades. Nosso Diretor do Departamento de Arte Espírita, Emerson Borgo emocionou a todos com uma sentida homenagem ao nosso querido amigo.

ESTRÉIA

O filme vai estrear no dia 7 de Setembro, durante a I Mostra ABRARTE-Sul, que será realizada em Blumenau-SC, entre os dias 7 e 9 de Setembro de 2012. O lançamento nacional será apenas no próximo ano, em data ainda não determinada. Quer assistir ao filme "O Anjo"? Venha para a nossa mostra. Agora é aguardar para saber o que a espiritualidade está planejando para a divulgação dessa nossa pequena obra de arte espírita.

Abraços fraternos,


Marcelo Niess
marceloniess@hotmail.com































terça-feira, 10 de julho de 2012

ÚLTIMO DIA DE FILMAGEM

No sábado, dia 30 de Junho encerraram-se as gravações do filme "O Anjo". Foram três meses de trabalho intenso, ocupando todas as horas livres de nossa equipe de produção. Madrugadas e finais de semana passaram voando, preenchidos pelo trabalho edificante de construção de uma obra cinematográfica espírita que irá mexer com os corações das pessoas que estão sofrendo com a perda de um ente querido.
Madrugada angelical.
Cris, Dodô, Marcelo Niess e Fabrício Cantoni
Para não deixar a família de lado, o que é inevitável acontecer, alguns de nós engajaram toda a família nesse empreendimento, distribuindo as mais diversas funções no filme, como figuração, auxiliar de contra-regra e assistente para assuntos aleatórios, ou simplesmente levando-os juntos para curtir essa experiência marcante de produção de um filme.

Último set de filmagem no Sítio da Córtula
Nicole, Marcelo Niess, Juçara, Fernanda e Ivone
Da gravação da primeira cena até o último "corta" foram 16 dias de filmagem, enfrentando todos tipos de problemas, desde uma lâmpada queimada até as baixas temperaturas de um inverno rigoroso, típico de Santa Catarina. Mesmo assim, ninguém faltou a uma gravação sequer. Todos vestiram a camisa do "Anjo" e deram o melhor de si para levar essa mensagem de conforto e esperança aos corações sofridos.
A Diretora de Elenco Juçara passando o texto com o ator-mirim Léo Vinicius
Cada um que está participando dessa produção está deixando um pedaço de si, uma contribuição importantíssima para completar esta obra espiritual, no formato de um filme.
Mais de cem pessoas colaboraram com a produção do "O Anjo"
Como em todas as gravações e reuniões, no último dia da fase de produção nós também fizemos sentida prece, pedindo o amparo, a proteção e a orientação de nossos mentores espirituais. Esses nossos amigos do plano espiritual tiveram muito trabalho conosco, mas tudo deu certo no final.
Prece de início dos trabalhos. Momento de agradecimento.
Matheus, Léo, Nicole, Sandra, Rose, Dodô e Cris
No meio da noite fria de Blumenau, para se aquecer só mesmo saboreando um caldo verde preparado pela Sandra Flor num fogão à lenha do sítio que serviu de set de filmagens.
Sandra Flor no fogão à lenha do sítio
Essa deliciosa receita é de nossa produtora Ivone, que também preparou uma sopa de Capelletti para os vegetarianos. Sandra Flor cuidou de todos nós como uma mãe cuida de seus filhos queridos. Tinha sempre um lanchinho, um cafezinho, um chá, um caldo quente, um pinhão ou uma guloseima para nós, mantendo-nos sempre bem alimentados, para enfrentarmos as jornadas extensas noite a fora.
Caldo Verde para nos aquecer na noite fria de Blumenau, junto ao fogão à lenha.
Marcelo Niess
A última cena gravada foi a mais importante do filme. É aquela que os roteiristas chamam de "solução do conflito". Exigiu de nossos atores preparo físico e muita dedicação, pois o trabalho iniciou as 20h e se estendeu madrugada a dentro, até as 05:15h da manhã.
Tullio e Cris ficaram de pé durante as 8 horas de gravação da cena
Nossa confraternização de encerramento da etapa de produção contou com um motivo extra para comemorar: o aniversário da Rose Kafka, nossa Make Up. Ela foi responsável pelo cabelo e maquiagem de nossos atores durante toda a produção do filme. Parabéns pra você...
Rose Kafka (Make Up), a aniversariante do dia
Quase todo o elenco e a equipe de produção estavam presentes na nossa confraternização. A energia emanada por esse grupo é muito forte. Quem entra não quer mais sair de jeito nenhum.
Confraternização da equipe de produção
Marcaram presença no set de filmagens e na confraternização, claro, o nosso grande incentivador, Sílvio Schmidt, Presidente da 4ª URE da FEC, e o Emerson Borgo, Diretor do Departamento de Arte Espírita da 4ªURE.
Sílvio Schmidt, Marcelo Niess e Emerson Borgo
Depois de todo esse tempo envolvidos com "O Anjo", chegamos a uma conclusão: "Nós não estamos fazendo um filme. Estamos fazendo um remédio para curar almas". Talvez seja por esse motivo que nos dedicamos ao máximo na produção. Ninguém manifestou qualquer tipo de vaidade ou orgulho por estar produzindo um longa-metragem, mas a satisfação de estar fazendo um trabalho de amor ao próximo estava estampada no rosto de cada um de nós.
Parte da Equipe de Produção.
Rose, Juçara, Lígia, Tullio, Ivone, Sandra, Tati, Dilva, Meireles e Luiz
Nossos recursos técnicos sempre foram limitados. Além de não termos verba alguma para custear nossa produção, as filmagens foram realizadas com apenas uma câmera fotográfica, um tripé de luz e um microfone. Com toda essa limitação, quem iria se preocupar com a qualidade? NÓS NOS PREOCUPAMOS! Usamos todo o conhecimento técnico da equipe para extrair a melhor imagem da câmera, posicionar a luz no lugar perfeito e tirar o máximo proveito do microfone. "Não é por que estamos fazendo um filme sem recursos que vamos fazer feio". Quem tiver a oportunidade de assistir ao nosso filme, com toda a certeza irá se surpreender.
Uma câmera fotográfica, uma luz e um microfone. Nosso equipamento de filmagem
Cris (Anita), Marcelo Niess (Diretor), Guilherme Nau (técnico de áudio)
Com os recursos provenientes do CURSO DE PRODUÇÃO AUDIOVISUAL ESPÍRITA e algumas contribuições anônimas, o Setor de Cinema adquiriu uma Ilha de Edição em Full HD para editar o filme "O Anjo" e os inúmeros trabalhos que estão por vir.
Ilha de Edição do Setor de Cinema
Fabrício Cantoni e Meireles
Para fazer a sonoplastia e compor as trilhas sonoras exclusivas do filme "O Anjo", o Diretor Musical Meireles convidou o amigo Fabrício Cantoni. Ele é espírita também, está de férias na faculdade em São Paulo, e passará um mês inteiro dedicando-se a dar alma às nossas cenas.
O Diretor Musical Meireles com o Produtor Musical Fabrício Cantoni
Com todo esse talento a nossa disposição, nosso humilde trabalho ficará com jeitinho profissional. O áudio é a prioridade do momento, nessa etapa de pós-produção. Das 42 cenas do filme, 13 já estão editadas e sonorizadas. Em breve teremos nosso trailer pronto para aguçar ainda mais a curiosidade das pessoas. Em agosto entraremos na fase de finalização, criando os efeitos especiais e fazendo o tratamento de imagens. Nas próximas postagens você poderá conferir depoimentos de alguns integrantes da equipe de produção para saber como foi essa aventura de participar da produção do primeiro longa-metragem espírita do sul do país.

Abraços fraternos,

Marcelo Niess
marceloniess@hotmail.com

sexta-feira, 29 de junho de 2012

VINDE A MIM AS CRIANCINHAS

Esta semana foi de trabalho intenso (e tenso) para a equipe de produção do filme "O Anjo". Gravamos 15 cenas em apenas 4 dias! Apesar do cansaço, todos estamos muito motivados e nos empenhando ao máximo para produzir um filme com qualidade para vocês. O momento mais especial da semana foi, sem dúvida, a doação de brinquedos e roupas para as crianças carentes da Rua Araranguá, conhecida pelos problemas que aquela região enfrenta. Nossos atores Cris e Fabrício foram ao C.E. Fé, Cristo e Caridade no domingo pela manhã fazer a alegria da garotada.
Fabrício (Jonas) e Cris (Anita) felizes com a ação social
Esse ato de amor ao próximo faz parte de uma das cenas do roteiro do filme, escrito pelo diretor Marcelo Niess. A equipe de produção decidiu que, ao invés de fazer um de faz de conta usando atores mirins, nós deveríamos aproveitar a oportunidade e fazer uma ação de verdade. O C.E. Fé Amor e Caridade aderiu a nossa causa e fez uma campanha entre seus frequentadores. A arrecadação encheu o porta-malas do carro de nosso produtor Luiz Miranda. A alegria era geral, mas com certeza era muito maior em nossos corações.
Crianças da Rua Araranguá receberam brinquedos e roupas da nossa  produção
Estamos longe do mês de Outubro, mas esta semana foi das crianças. O mais novo integrante do elenco do filme "O Anjo" é o bebê Simon, filho de nossos amigos Sinésio e Simone. Ele nem havia nascido quando começamos as filmagens, mas já está interpretando um importante papel no filme. 
Simon no colo da mamãe Simone, aguardando o momento de entrar em cena.
É... a semana foi mesmo das criancinhas. Até mesmo daquelas que teimam em não crescer. Nosso ator Fabrício está sempre alegrando e divertindo a todos nós com suas brincadeiras, esbanjando alegria e bom humor por onde passa. Não é Dodô?
Fabrício mostrando seus "poderes" para a contra-regras Dodô.
Mas a semana não foi só de diversão, não! Teve trabalho árduo, que exigiu madrugar para aproveitar bem o dia. E isso não tirou o ânimo de nossos atores, que interpretaram suas personagens de forma muito convincente, mostrando que o termo "amadores" tem muito mais a ver com o sentimento que eles têm tem pela arte espírita do que com o profissionalismo.
Meireles no papel de Seu Antônio
A gravação da cena 29 começou ao raiar do dia. A filmagem precisou ser interrompida por alguns instantes por que os primeiros raios do sol começaram a ofuscar nossos atores. O jeito foi improvisar uma proteção contra a luz intensa com um lençol cedido pela Sandra, dona da casa que estava servindo de cenário para o filme.
Sandra, proprietária de um de nossos cenários.
No último sábado a 4ª URE promoveu uma festa junina para seus trabalhadores no sítio que usamos como set de filmagens. Após a confraternização nossa equipe se pôs a trabalhar, gravando mais duas cenas importantes até o frio dizer chega!
Mais uma noite fria de filmagens em Blumenau-SC
Todos nos empenhamos muito para produzir um filme com a máxima qualidade que nossas limitações nos deixam, mas o casal Ivone e Luiz Miranda são realmente excepcionais. Eles tem uma empresa de comunicação, cuidam de seis filhos e de toda a produção do nosso filme com uma dedicação sem limites. Deus coloca as pessoas certas nos lugares certos. 
Luiz Miranda (Produtor) conferindo o posicionamento dos refletores.
Toda a nossa equipe de produção, inclusive o elenco, é composta de voluntários. Cada um de nós tem a s suas atividades diárias, de onde tiram o seu sustento, e dedicam as horas de folga para levar mensagens de amor e de esperança para as pessoas através da arte. Muitos vem direto do trabalho para o set de filmagens. Preocupado com o bem estar dos filhos postiços, o Luiz preparou um delicioso Lombo com Abacaxi e a Ivone um Arroz à Grega sensacional para a equipe saborear após as gravações de quinta-feira. Mas o diretor só deu o último "corta" do dia à meia-noite. Haja fome.
Cris e Fabrício com o Lombo com Abacaxi preparado pelo Luiz (ao fundo).
Quem não tem cão... Às vezes é preciso usar um pouco de criatividade e muita coragem para arriscar o equipamento, para conseguir aquele "take" especial. O Fabrício deixou as brincadeiras de lado para auxiliar o diretor na operação da grua improvisada. Mas não deixou de fazer caras e bocas. Hehehe..
Tudo por uma tomada perfeita. Até mesmo arriscar a câmera.
Estamos na reta final da produção. Falta apenas mais um dia de gravação para encerrarmos essa etapa. Mesmo com o cronograma apertado estamos conseguindo terminar as filmagens antes do prazo previsto. Isso só foi possível por causa da organização e da dedicação de todos os membros da equipe. 
Marcelo Niess e Guilherme Nau ajustando a câmera antes das gravações
Hoje termina a produção e domingo começa a pós-produção. Nosso Produtor Musical Fabrício Cantoni chega de São Paulo hoje às 09h para fazer toda a sonoplastia e compor todas as trilhas sonoras do filme junto com nosso Diretor Musical Meireles. Ele dedicará os 30 dias de suas férias à colocar a alma sonora no "O Anjo", enquanto o Diretor Marcelo Niess faz a edição e o Assistente de Direção Guilherme Nau faz os efeitos especiais. Tudo isso para levar até vocês o melhor que nós podemos oferecer: uma mensagem de paz, conforto e esperança. Aguardem!

Marcelo Niess


quarta-feira, 20 de junho de 2012

DOMINGO CHEIO DE LUZ

No último domingo, dia 17, gravamos a Cena 31 do filme "O Anjo", no qual está inserido um videoclipe da música título do filme, criada pelo nosso Diretor Musical Meireles. A gravação aconteceu no auditório do C.E. Fé Cristo e Caridade em Blumenau. Muitos amigos atenderam ao nosso convite e lotaram o nosso set de filmagens.
Auditório do C.E. Fé Cristo e Caridade LOTADO
O longa-metragem "O Anjo" tem o objetivo de levar um pouco de paz, conforto e esperança às pessoas que perderam um ente querido prematuramente. Essa cena é muito importante no filme, e também muito especial (mas não vou contar por que!). Para abrilhantar nosso trabalho, seis integrantes do grupo de mães Enxugando Lágrimas participaram das gravações. O Enxugando Lágrimas é formado por 10 mães que buscam força e apoio para abrandar o sofrimento causado pela perda de um filho.
Grupo ENXUGANDO LÁGRIMAS. Contato: Simone (48) 9673-4548
A partir da esquerda: Denise, Arlete, Sirlete, Elisane (Lisa), Taty e Lena
Algumas pessoas podem sentir-se constrangidas de entrar numa casa espírita pela primeira vez, mas freqüentam com naturalidade os cinemas, teatros e shows. Na opinião do Diretor Marcelo Niess, a arte espírita deve ir além das paredes da Casa Espírita, levando a mensagem libertadora que o espiritismo proporciona a todo o mundo, através da música, do teatro e do cinema, rompendo barreiras e preconceitos que ainda persistem no imaginário de alguns.
Guilherme Nau (Assistente de Direção) recebendo orientações do Diretor Marcelo Niess
Muitos que participaram da gravação dessa cena do filme "O Anjo" no Centro Espírita Fé, Cristo e Caridade não eram espíritas, e estavam entrando em uma Casa Espírita pela primeira vez. A arte abriu espaço para aproximar todas as pessoas, independentemente de credo ou religião. Temos a certeza de que muitos amigos que ali aportaram pela primeira vez, atendendo ao nosso convite, irão retornar mais vezes.
Auditório do C.E. Fé Cristo e Caridade LOTADO!
A arte é uma importante ferramenta de divulgação do espiritismo, e deve ser apoiada e incentivada pelos dirigentes de nossas Casas Espíritas e pelos representantes de nossas Federativas, seguindo o exemplo da Federação Espírita Catarinense. O Presidente da 4ª URE, Sílvio Schmidt, é o grande incentivador e apoiador de nosso trabalho, não medindo esforços para divulgar o filme que estamos produzindo em Blumenau-SC.
O Diretor Musical Meireles com o Presidente da 4ª URE Sílvio Schmidt
Nossa Make Up Rose Lopes teve muito trabalho para maquiar e pentear nossos atores principais no pouquíssimo tempo que dispunha. Sua seriedade e profissionalismo garantiram um visual perfeito para esta cena e para todas as outras do nosso filme. Sem querer encher a bola dessa amiga querida, e sem desmerecer o trabalho de outros, a espiritualidade não poderia ter colocado em nosso caminho uma pessoa mais competente e dedicada do que a Rose para cuidar dessa tarefa importantíssima no filme "O Anjo".
Rose Lopes (Make Up) concentrada no seu trabalho,
ao lado da Sandra (figurinista) e da Dilva (continuísta).
Mas o que realmente alegrou a todos e iluminou o nosso domingo foi o coral das crianças. Elas cantaram a música "O Anjo", tema do nosso filme, composta por Artêmio Meireles e com arranjos de Fabrício Cantoni. Simplesmente divino.
Lucas, Beatriz e Matheus.
Léo, Flávia, Gabriela, Brenda, Amanda e Eric.
Fabrício Marcel, nosso Jonas no filme, também é músico. Ficou por conta dele o prazer de ensaiar a música com o coral. Em meio a caras e bocas e as palhaçadas do Fabrício, não se sabia quem era mais criança nessa história.
Fabrício Marcel ensaiando com as crianças do coral
Nossa querida Cris teve um papel fundamental nessa gravação. Essa cena estava planejada para ser gravada em um lugar a céu aberto, e com apenas alguns integrantes. Em virtude da chuva prevista para esse dia, tivemos que transferir para um local fechado. Numa reunião de emergência algumas horas antes das filmagens, o Diretor Marcelo Niess e a atriz Cristiane Rogério reescreveram essa parte do roteiro. O diretor confiou à Cris a responsabilidade por escrever as falas da Anita. Ficou ótimo. Muito emocionante. Quem estava lá sabe do que eu estou falando.
Cristiane Rogério (atriz)
Para dirigir tanta gente em uma única cena era preciso um profissional de peso. A pessoa encarregada dessa importante missão foi a nossa Diretora de Elenco Juçara Quintana, que organizou o posicionamento de cada um e orientou quanto às expressões que deveriam transmitir durante as filmagens.
Tullio (ator), Juçara (Diretora de Elenco), Marcelo Niess (Diretor) e Ivone (Produtora)
Tudo pronto para a ação, o diretor dá as últimas orientação para o grande elenco presente. Com mais essa galera que se juntou à nossa equipe, somos mais de 100 pessoas empenhadas a dar o melhor de si, para contribuir com essa mensagem libertadora a que o filme se propõe a levar.
O Diretor Marcelo Niess dando as últimas orientações ao elenco
Nossa equipe do Making Of não podia deixar passar a oportunidade de gravar depoimentos de algumas mães do Grupo Enxugando Lágrimas, que irão ilustrar os Extras do DVD do filme. Quem estava presente não conseguiu conter as lágrimas diante dos relatos emocionantes dessas mães guerreiras, que transmitem uma mensagem de fé e de esperança a quem está passando ou passou pelo mesmo problema.
Fabrício Marcel entrevistando Arlete do Enxugando Lágrimas
Com o trabalho do dia terminado, era hora de agradecer à espiritualidade por mais esta oportunidade de trabalhar em seu nome, e tirar uma foto de recordação com as mães do Enxugando Lágrimas. Com certeza, esse foi um dia inesquecível para todos nós.
Grupo Enxugando Lágrimas com parte da equipe de produção do filme
O trabalho de captação de imagens está quase chegando ao fim. Em breve iniciaremos a edição de vídeo, os efeitos especiais e a sonoplastia. Aguardamos ansiosamente a chegada de nosso amigo Fabrício Cantoni, Produtor Musical do filme, que junto com o Meireles, nosso Diretor Musical, fará a sonoplastia do filme "O Anjo". Somos todos abençoados por merecermos a confiança da espiritualidade e podermos trabalhar em seu nome, levando essa mensagem de amor e de esperança para o mundo todo.

Abraços fraternos,


Marcelo Niess
marceloniess@hotmail.com