sábado, 4 de agosto de 2012

PÓS-PRODUÇÃO DO "O ANJO" EM RITMO ACELERADO

Imediatamente após a gravação da última cena do filme "O Anjo", iniciamos o processo de montagem do filme, conhecido como pós-produção. Essa última fase é realizada em quatro etapas: a edição, a sonoplastia, os efeitos especiais e a finalização. 


ILHA DE EDIÇÃO
Ilha de Edição do Setor de Cinema
Fabrício Cantoni e Meireles
Para esse trabalho minucioso contamos com uma Ilha de Edição de última geração, adquirida pelo nosso Setor de Cinema com fundos provenientes dos cursos de produção audiovisual espírita promovidos pelo Setor.


EDIÇÃO DE VÍDEO
Marcelo Niess editando as cenas do filme
A edição de um filme consiste em colocar os takes (tomadas) de uma cena numa ordem em que a história possa ser contada através das imagens e dos diálogos. Essa tarefa ficou a cargo do Diretor Marcelo Niess. Trabalhando com apenas uma câmera, regravamos cada take de vários ângulos e enquadramentos diferentes para causar a impressão de que haviam várias câmeras registrando a ação. Essa técnica enriquece a produção, pois nenhum detalhe importante é perdido.


SONOPLASTIA
Fabrício Cantoni fazendo a sonoplastia
Na sonoplastia, o filme editado recebe as trilhas sonoras (músicas) e os efeitos sonoros (sons). Mas, para nossa "alegria", nosso Produtor Musical Fabrício Cantoni só tinha o mês de Julho para fazer a sonoplastia do filme, período em que ele estava de férias da faculdade em São Paulo. Mas como ele poderia trabalhar no áudio sem termos uma única cena do filme editada? Nessa hora, organização, determinação e comprometimento são fundamentais. A tarefa do Cantoni foi dividida em duas partes: a composição e arranjo das trilhas sonoras e a sonoplastia das cenas. Enquanto ele trabalhava em uma trilha, Marcelo Niess editava algumas cenas. Depois Fabrício fazia a sonoplastia das cenas prontas, enquanto outras eram editadas. Esse processo foi extremamente cansativo, pois exigiu muitas horas de edição diárias, obrigando nosso diretor a amanhecer o dia em frente à Ilha de Edição, para não atrasar o trabalho de Fabrício, o que comprometeria todo o filme.


TRILHAS SONORAS
Meireles e Fabrício trabalhando nas trilhas sonoras do filme
No "O Anjo" todas as trilhas sonoras são originais, compostas e produzidas especialmente para o filme. O trabalho do nosso Diretor Musical Meireles, foi fundamental nessa etapa, coordenando as gravações com os músicos e orientando o Fabrício Cantoni sobre o estilo musical que deveria ser empregado. Meireles é um grande exemplo de dedicação à arte espírita, pois, além de atuar no nosso filme, atua no espetáculo teatral "A Renúncia", de Juçara Quintana e participa do grupo musical UNA, compondo e interpretando suas próprias canções. Meireles criou para "O Anjo" o tema principal, o tema da Anita e o tema do Jonas, protagonistas do filme. Com os arranjos de Fabrício Cantoni, as trilhas ficaram excelentes.

MÚLTIPLOS TALENTOS
Fabrício Cantoni e Fabrício Marcel gravando "Não Tive Tempo"
Fabrício Marcel e Cristiane Rogério, além de ótimos atores, são músicos e atores de teatro, também. Eles emprestaram suas belas vozes para as versões da trilha sonora de Jonas e da Anita, protagonistas do filme. O Anjo é um show de talentos.

CORAL
Lucas, Otto e Yuri, gravando as vozes para o coral
Para interpretar a música "O Anjo", Meireles convidou nosso ator mirim Léo Vinicius, e o coral foi gravado com os garotos Lucas, Otto e Yuri. A voz feminina ficou a cargo de Ana Boaventura. Ficou show! Quem tiver o privilégio de assistir ao filme irá se encantar.

EFEITOS MAIS DO QUE ESPECIAIS
Guilherme Nau (16), nosso Editor de Efeitos Especiais
Aplicar efeitos especiais é transformar uma imagem (foto ou vídeo) em algo diferente do original. Essa obra espírita realizou verdadeiras transformações pessoais em nossa equipe, e revelou grandes talentos. Um exemplo disso é Guilherme Nau, nosso Editor de Efeitos Especiais de apenas 16 anos. Guilherme foi descoberto por nosso diretor em um dos cursos de produção audiovisual promovidos por ele. Será que esse menino tem talento, mesmo? Bem... Marcelo Niess colocou a responsabilidade da produção de todos os efeitos especiais do filme nas mãos desse menino-prodígio. Vamos ver do que ele é capaz.

DESPEDIDA
Fabrício Cantoni e Emerson Borgo
Terminada a sonoplastia, é hora de Fabrício Cantoni se despedir e voltar para São Paulo. Todos estávamos muito felizes nessa hora. Não por estarmos nos livrando dele, não, mas por que esse grande amigo vai deixar saudades. Nosso Diretor do Departamento de Arte Espírita, Emerson Borgo emocionou a todos com uma sentida homenagem ao nosso querido amigo.

ESTRÉIA

O filme vai estrear no dia 7 de Setembro, durante a I Mostra ABRARTE-Sul, que será realizada em Blumenau-SC, entre os dias 7 e 9 de Setembro de 2012. O lançamento nacional será apenas no próximo ano, em data ainda não determinada. Quer assistir ao filme "O Anjo"? Venha para a nossa mostra. Agora é aguardar para saber o que a espiritualidade está planejando para a divulgação dessa nossa pequena obra de arte espírita.

Abraços fraternos,


Marcelo Niess
marceloniess@hotmail.com































3 comentários:

  1. Queridos amigos, parabenizo a todos pela dedicaçao, profissionalismo e amor ao trabalho.
    Estou ansiosa para ver o resultado final!
    Que Jesus os abençoe.
    Com carinho
    Claudia
    Madrid, Espanha

    ResponderExcluir
  2. Parabéns Marcelo e a toda a equipe encolvida na interpretação dos personagens e à produção e á filmagem! Lindo demais! Assim que tiver vídeo de divulgação / trailer, por favor publique, queremos divulgar!

    Obs. Tomei a liberdade de fazer um comentário crítico do filme e estou te enviando por e-mail.

    Abraço fraterno!
    Karine

    ResponderExcluir
  3. Tive o privilégio de assistir ao filme neste domingo. O tema realmente, penetra no fundo do nosso espírito e nos reporta a situação da perda e a necessidade do desapego. Que Deus os inspire cada vez mais para que próximas obras possam ser levadas a todos os corações, despertar ao entendimento e encontrar a paz que todos nós procuramos e precisamos. Fiquemos todos na paz do Senhor, na paz do Mestre Jesus. Assim seja com a Graça do Pai.
    Abraços fratenos.
    Tânia!!!

    ResponderExcluir